A DENTISTA

Facetas Estéticas e Bruxismo






Facetas Estéticas, mais um caso concluído!👏👏
Caso clínico de um jovem rapaz, com bruxismo severo, que causaram precocemente desgastes e fraturas em toda arcada.
A prioridade eram os incisivos centrais superiores que já tinham sido restaurados em outra situação, com resinas. Esses estavam causando ao paciente um sorriso envelhecido e com aparência de falta de cuidado.
Foram confeccionadas 2 facetas para os incisivos centrais e correções estéticas para os laterais.
Imediatamente após, foi feita uma placa de bruxismo para evitar futuras fraturas e desgastes.




O paciente prosseguirá com o tratamento pois muitos elementos dentais estão necessitando de tratamento.
A causa principal do bruxismo, nesse caso era stress, o paciente foi encaminhado ao profissional capacitado para tratar dessa área.
Tratamento multidisciplinar é a solução para muitos casos.
Embora o tratamento não esteja concluído, o fato de restaurarmos a estética dos seus dentes anteriores, resgatou a segurança e alegria de voltar a sorrir!


Nota:

O bruxismo ou, preferencialmente, briquismo[1] (do grego βρυχμός [brýkhmós], "ranger os dentes", pronúncia brucsismo) é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia[2]. É observada em pacientes de todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de estresse. Ocorre em cerca de 15% das pessoas. Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos fatores causais das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo que o paciente frequentemente não nota e só é percebido se prestar atenção na própria tensão muscular ou se o rangido noturno é escutado por outros, normalmente parentes próximos como pais, irmãos e esposos. O diagnóstico geralmente é feito depois de surgirem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxilar, travamento das articulações temporomandibulares etc.

Wikipédia